O que é RPG na Fisioterapia e para que serve ?

O que é RPG na Fisioterapia e para que serve

O que é RPG?

RPG ou Reeducação Postural Global é uma técnica criada na França em 1970 e utilizada por fisioterapeutas para:

• Corrigir alterações da postura;
  • Eliminar a dor;
  • Prevenir desgastes ósseos e articulares;

Através de posturas específicas, orientadas pelo fisioterapeuta, que corrige manual e verbalmente a sequência de cada exercício, esta técnica proporciona o aumento da consciência corporal para corrigir desequilíbrios do sistema musculoesquelético.

Objetivo

O objetivo é conseguir o equilíbrio entre grupos musculares opostos responsáveis pela sustentação da coluna promovendo uma boa postura.

Os 3 princípios da RPG

1 – O tratamento deve ser individualizado.

2 – Identificar a verdadeira causa do problema.

3 – Tratar o indivíduo como um todo.

De uma forma resumida, estes princípios significam que indivíduos com os mesmos sintomas não necessariamente serão tratados da mesma forma, pois as causas de seus sintomas podem ser diferentes e podem estar situadas em locais diferentes. E quanto mais global for o tratamento, mais efetivo ele será.

Como a RPG pode Ajudar?

Adolescentes

Na adolescência esta técnica pode ajudar a tratar cifose e escoliose na fase do crescimento quando os ossos crescem mais rapidamente do que os músculos

Adultos

Nos adultos ajuda a prevenir e tratar dores lombares e cervicais decorrentes de longos períodos na posição sentada e sedentarismo.

Idosos

Nos idosos ajuda a recuperar a flexibilidade e melhorar o equilíbrio corporal.

RPG na Fisioterapia Yeda Bellia

Na Fisioterapia Yeda Bellia o RPG é desenvolvido individualmente em salas exclusivas de forma a obter o melhor resultado, realizado pela Dra Yeda Bellia.